Cirurgia é a ordem do dia nos hospitais

Falar que o sistema público de saúde está nas mãos de Deus é jogar muita responsa para um cara só!

1-a-1-a-a-a-a-a-a-le-deus-para-marco-feliciano-nao-me-representaFaltam médicos, remédios, equipamentos quebrados ou há anos encaixotados em processo de deterioração esperando a liberação de algum entrave burocrático, ou pior, da existência do local adequado para instalação deste equipamento que fôra comprado muuuuiittooo antes do lugar existir!

large-2

E na terra da maracutaia onde o samba da vez é o “desvio do desvio do desvio”, já respinga também nos hospitais particulares onde a ordem do dia é: CIRURGIA !

Talvez seja a forma encontrada para faturar em escala sobre os planos de saúde que pagam uma mixaria para os hospitais, mas tratando-se de ser humano, acredito que nossos profissionais da saúde (que não são maioria) devessem rever alguns conceitos aprendidos na universidade.

472293735

Por 2 vezes, com minhas 2 filhas, mas em momentos diferentes, presenciei a incompetência ou maldade com frieza pura, de médicos fazendo uma pequena junta onde concluiriam, antes de fazer sequer um ultrassom, que o caso era de uma apendicite aguda e necessário prepará-las imediatamente para uma cirurgia antes que o caso se agravasse.

Ó Meu DEUS ! (Olha ele de novo aí.)

Como não somos idiotas e pagamos caríssimo pelo tal plano de saúde – já calejadões com o esqueminha – eu e minha esposa exigimos imediatamente que fossem realizados todos os exames para apuração concreta da enfermidade (palavra chic para dizer Doença), afinal são médicos e não videntes.coolclips_vc061522

Eles ainda fazem cara feia quando nos mostramos pensantes e racionais!

Para resumir, em ambas as situações, tratavam-se de….GASES ! Os caras diagnosticam apendicite quando o problema são alguns peidinhos embutidos!

Exames, pra que? BOM SENSO, pra que? O importante é faturar!

Então meus amigos, fiquem em alerta e sigam a orientação de um primo meu que é médico: Faça melhor de 3. Se 2 deles derem o mesmo diagnóstico, comece a se preocupar. Comece, pois ainda pode haver erro.

O BOM SENSO, que é minha temática preferida e que deu origem e nome a este blog, me faz contar mais um causo espetaculento de tão trágico:

Recentemente minha mãe, idosa,  sofreu uma queda e fraturou o punho e o ombro, ou especificamente falando, o rádio e o úmero. Foi internada na Santa Casa de Espírito Santo do Pinhal (nome atual não me lembro, pois a politicaiada reformou e mudou o nome do recinto) há 200 km de sampa. Por ser uma cidade pequena, o ambiente hospitalar destoa do que estamos acostumados ver nos noticiários. Simples, mas arrumadinho e sem tumultos.

Mas, falta BOM SENSO. Carrinhos com som de locomotiva circulam pelos corredores pela madruga e enfermeiros e médicos desfilam falando alto como se fossem ambulantes gritando à frente das lojas e banquinhas da 25 de março disputando clientes, manja?

silencioO absurdo é que este festival de horrores não tem hora pra acabar. Minha mãe (74) e uma senhora (91) que dividia o quarto com ela, quase enfartaram com um médico (+60) que chegou gritando no quarto ao lado! Chegou como se estivesse no antigo pregão da bolsa de valores! Saltei de uma confortável poltrona  – destas usadas por faquires –  disponibilizadas para acompanhantes, e saí para o corredor querendo briga! Não imaginei que o imbecil era um cardiologista visitando sua paciente às 4 da matina. Me contive no olhar de indignação – similar a de um tiranossauro rex analisando sua presa- e expressei meu sentimento com uma única frase apontando para aquele quadrinho típico de hospitais onde vemos uma enfermeira usando aquele chapéu de padeiro e o indicador entre o lábio: “Isso serve para o senhor também! (Até aqui, de fato aconteceu, porém enquanto não parava minha taquicardia e com receio de precisar dos serviços deste infeliz, fiquei pensando na continuidade da frase que deveria ter colocado para fora – segue) Acredito que deveria passar por consulta em 2 colegas seus, porém com especialidades diferentes. Um otorrino, pois o senhor está surdo e um psiquiatra, pois também está louco. E por gentileza…vá para o inferno! “

como-a%cc%83-o-pa%cc%83%c2%b3s-operata%cc%83%c2%b3rio-da-cirurgia-de-catarata

Deixe um comentário