Quem é você? Você é aquilo que faz quando não está sendo observado.

O ser humano tem o dom de fingir para criar uma falsa aparência a seu respeito. Busca subterfúgios para se enquadrar no modelo politicamente correto, pelo menos sob o olhar de testemunhas.

Fico pensando: Será que este fulano existe ou é pura fachada?

Exemplos que me vem à memória:
imgres. Alguns proprietários de pets desfilam com seus cachorrinhos e sacolinhas plásticas visíveis, mas sem generalizar, antes de recolherem o depósito fisiológico deixado na calçada pelo seu animalzinho estimado – popularmente conhecido como cocô – dão aquele olhar periférico de 360 graus na busca de olhares clandestinos que coloquem seu comportamento em “check ”. Se percebe que está na mira de um observador, automaticamente adota a postura do cidadão defensor do BOM SENSO e do respeito alheio e recolhe a merdalha. Porém, se sentir que está a sós com seu cúmplice canino (porque nunca vi ninguém passeando com gato, porquinho da índia, furão, papagaio…), disfarça, assobia um “glória, glória, aleluia”, faz aquela pusta cara de paisagem e finge que aquela montanha foi deixada ali por Maomé e que, apesar de exalar fumaça de 11311458tão quente, em caso de suspeita sem testemunha ocular, defenderá que não foi feita pelo seu cãozinho, que pequeno, é incapaz de produzir uma escultura de merda do tamanho de seu tronco.

 

. Outro comportamento típico do brasileiro é se livrar de tralhas como móveis velhos recheados com famílias de cupins ou entulhos – na calada da noite, claro. Despejam em portas de escolas, ao lado de postos de saúde ou em ruas de menor movimento sem o menor escrúpulo. Criam nichos parecidos com o cenário de Mad Max por pura preguiça, irresponsabilidade amoral – ou falta de vergonha na cara mesmo – para levar seus detritos para lugares apropiados para isso!

dscn1224Certa vez flagrei um senhor descarregando um sofá de 4 lugares, destes rechonchudos, transportado amarrado no teto de seu escort hobby 1997. Imaginem o trampo pra amarrar este boing de espumas sobre um teto sem “rack” !!!! Porque não ligar para alguma instituição que tem interesse na restauração e reutilização e ainda se prontifica para retirar? Colocar na porta da casa dele, nem pensar! O que seus vizinhos iriam pensar? Que ele é um quadrúpede? Claro que não, pois os quadrúpedes são o que são aos olhos de todos. A única semelhança é a irracionalidade.

1043535_x240. Tem também aqueles que assumem as ruas como lixeiras e arremessam suas porcarias pelas janelas do carro ou despejam pelas calçadas, mesmo que estejam a poucos metros de uma lixeira. Para terem uma idéia do tamanho da ignorância, conversando com um responsável pela comunicação do grupo Ecorodovias, concessionária que administra as rodovias de acesso ao litoral paulista, um dos fatores para o alto valor do pedágio é o custo de limpeza das rodovias, onde recolhem toneladas de lixos despejados pelos usuários do sistema! Pode apostar que são os mesmos que vociferam sobre os valores praticados.

30-stencil-graffiti-artworks-banksy-maid-thumb-800x586-50115. Outra: Todos sabemos que com o dia-a-dia conturbado e atarefado que temos, nossas casas recebem um tapa na organização para aguentar o tranco do cotidiano, mas se for dia de visita a ordem é …Faxina geral! Sua casa deve estar um brinco, brilhando e cheirosa pra receber outras pessoas que não os seus, porque no dia a dia, uma flanelinha resolve, mas a preocupação não está em manter a casa agradável para o seu bem estar, mas sim para que sua visita saia dizendo que sua casa é impecável.

A maioria das pessoas realmente se preocupam com que os outros dizem a seu respeito, mas sinceramente, se todos nos apresentássemos sem as cascas de camuflagem impostas pela sociedade ou pelo nosso ego, acredito que teríamos uma sociedade sem falsas impressões e mais fácil de conviver.

Somos o que somos e devemos aprender a viver em sociedade e com respeito ao coletivo, mas infelizmente alguns preferem a escuridão para agir sem chamar a atenção para o verdadeiro eu.

camera-de-vigilancia-flagra-pichadoras-na-madruga-1434807475e5wCom toda tecnologia disponível, com câmeras de observação espalhadas por toda parte, melhor ficar ligado para não verem a hipocrisia sendo exposta para milhares de voyers internautas e que poderão ser usadas contra você em um futuro próximo.

A imprudência gera vergonha.

Tá dito.

 

 

Deixe um comentário