O ASSALTO

Homem parado em um ponto de ônibus é abordado por um assaltante

 

ASSALTANTE

Perdeu, perdeu! Mão na cabeça cumpadi! Vamo! Me passa a grana.

VÍTIMA

Pelo amor de Deus não atira.

ASSALTANTE

Passa a grana, relógio, celular…

VÍTIMA

Mas eu não tenho.

ASSALTANTE

Qué morrê, mano!

VÍTIMA

Deus me livre!

ASSALTANTE

Pára de falá em Deus e passa a grana.

VÍTIMA

Mas você acha que se eu tivesse grana, tava aqui esperando o ônibus? Tinha pego um taxi faz tempo!

ASSALTANTE

Cê vai morrê mano?

VÍTIMA

Mano? Você teria coragem de matar um irmão?

ASSALTANTE

Cê num é meu irmão!

VÍTIMA

Mas foi você quem me chamou de mano num foi?

ASSALTANTE

Cê tá querendo toma uns pipoco e acordá com a boca cheia de formiga né mano?

VÍTIMA

Mano. Falou de novo, tá vendo!

ASSALTANTE

Cê vai morrê e é agora!

VÍTIMA

Não faça isso, sou pai de família, sou trabalhador…tava trabalhando até agora pra ver se consigo levar algum pra casa. Sabe como é, a situação tá difícil. O país está vivendo uma crise econômica…

ASSALTANTE

Pra mim cê vem falá isso?

VÍTIMA

Sem ofensa…mano! Sei que a sua deve estar pior, mas…se continuar assim logo estarei no seu lugar…

ASSALTANTE

Nem vem mano! Concorrência no crime não! Num tem lugar pra mais bandido não, ô chegado. Você não lê jornal não? Cadeia superlotada? Agora é que te apago ô desinformado de merda!

VÍTIMA

Num faz isso…sou ator…

ASSALTANTE

E dos ruim, porque num me convenceu, …vai morrê!

VÍTIMA

Pelo amor de Deus é sério. Dou um duro danado…

ASSALTANTE

Desde quando ator dá duro? Eu tenho Tv lá em casa mano! Nóis vê os cara cumas roupa bacana…

VÍTIMA

Num é roupa que fala é figurino e não é nossa é da produção.

ASSALTANTE

Num importa de quem é e como chama. Se é roupa ou figurinho num interessa mano. Já perdi muito tempo com você e to dando mole pro azar.

VÍTIMA

Você não sabe a dureza que é ser ator…

ASSALTANTE

É…eu vejo a dureza nas novela…vejo aqueles bejão que cês dão nas gata tá ligado?

VÍTIMA

As vezes elas tem mau hálito, e eu sou ator de teatro. A gente tem que fazer ali ó, … ao vivo, não dá pra voltar não e gravar de novo. Errou, fudeu.

ASSALTANTE

Que papo é esse?

VÍTIMA

É assim mesmo meu irmão. O neguinho errou, faz de novo até acertar. É gravado mesmo. Por isso que a televisão hoje tá cheio de modelinho falando que é ator…

ASSALTANTE

Mas o que é que cê qué mano? Todo mundo gosta de vê gente bonita, não uns feioso que nem você assim, tá ligado? Nóis gosta de vê as gostosa manooo!

VÍTIMA

É por isso que tá cheio de ator desempregado.

ASSALTANTE

Além de ator cê trabalha com o que?

VÍTIMA

Como assim? Que papo é esse? Eu trabalho só como ator!

ASSALTANTE

Por isso que tá fudido mano! Tem que arregassá as manga e procurar um trampo tá ligado!

VÍTIMA

Arregassar as mangas, e levantar o 38…tá ligado?

ASSALTANTE

Tá me tirando mano?

VÍTIMA

Tô tirando é porra nenhuma. Você é que tá querendo me tirar,… e o que eu não tenho ainda, que é dinheiro…aceita passe?

ASSALTANTE

Tu é folgado…

VÍTIMA

Eu tô é de saco cheio. Pego dois ônibus pra chegar aqui no bexiga, trabalho de finais de semana quando tá todo mundo se divertindo, chego aqui todo fudido com a esperança de casa cheia, entro em cena com meia dúzia de gato pingado, onde um dorme e cinco reclamam que foi uma bosta, que deviam ter ido na pizzaria ou ter ido no jogo do corinthians. Saio cansado pra cacete, fico quase uma hora esperando a merda do ônibus, aí chega outro fudido e ainda enfia a bosta de um revolver na minha cara e ameaça me matar pra tirar algo que eu não tenho? Acaba logo com isso, atira!

ASSALTANTE

O que?

VÍTIMA

Atira logo!

ASSALTANTE

Você num disse que era pai de família?

VÍTIMA

Menti. Atira!

ASSALTANTE

Você disse que era trabalhador também…apesar de eu não achar…

VÍTIMA

Atira porra!

ASSALTANTE

Num vou atirar.

VÍTIMA

Como não…vai sim. Agora que você me mostrou que eu não sou nada? Vai atirar sim.

PARTE PRA CIMA DO ASSALTANTE E TOMA A ARMA DELE

VÍTIMA

E agora mano? Quero ver tua valentia. Quero ver se tem o mesmo tom pedante sem tua arma plebeu.

ASSALTANTE

Que merda!   (SENTA-SE no meio fio)

VÍTIMA

Levanta-te e morra como homem…

ASSALTANTE

A não…este texto de novo não!

VÍTIMA

Como assim?

ASSALTANTE

Cê tá melhor agora do que lá dentro…

VÍTIMA

Você assistiu ao espetáculo?

ASSALTANTE

Mas, que espetáculo? Eu assisti aquela merda que vocês fizeram lá dentro, aliás por pouco tempo, porque eu não aguentei e…

VÍTIMA

Dormiu?? Foi você então que roncava na segunda fila?

ASSALTANTE

Eu roncava sim, mas na última fila.

VÍTIMA

Isso é um desrespeito.

ASSALTANTE

Desrespeito é o que vocês fizeram com o público, e você fala muito baixo, pensa que está na televisão e que não precisa empostar a voz porque os microfones resolvelm isso pra você. Critica tanto a TV, mas o tom que você dá é de TV.

VÍTIMA

Tom? Empostar a voz? Cadê aquele linguajar…mano, tá ligado…

ASSALTANTE

Eu tava fazendo laboratório.

VÍTIMA

Você é ator?

ASSALTANTE

Sou. Outro duro que nem você. Perdi meu ônibus que passa de 2 em duas horas e entrei pra assistir esta porcaria que vocês fizeram lá dentro. Fiquei tão inconformado que resolvi te assaltar pra recuperar o ingresso. Me senti lesado, sabe como é que é.

VÍTIMA

Lesado? Eu vou te matar seu…

ASSALTANTE

É de brinquedo.

VÍTIMA

O que?

ASSALTANTE

O revólver é claro. Lá vem meu ônibus. Será que você não podia me descolar aquele passe?

FIM

Pixação é arte? É manifestação social?

Respeito a opinião de todos, mas duvido que abriria um sorriso ao ver o muro de sua casa ou a fachada do seu prédio amanhecendo com símbolos, rabiscos, hieróglifos provindos das profundezas de uma mente digna de estudos.

117

Sou um grande admirador do grafite e realmente acredito ser um tipo de arte capaz de cobrir o cinza das grandes metrópoles e ainda trazer um pouco de alegria aos nossos olhos. Isso para mim é manifestação cultural e artística e que profissionais da arte como “OS GÊMEOS” – Otávio e Gustavo Pandolfo, “NINA” – Carina Pandolfo, “NUNCA” – Francisco Rodrigues, e “KOBRA” Eduardo Kobra, entre outros – https://youtu.be/7NpppZaGfJo – nos enchem de orgulho expondo seus trabalhos urbanos e recebendo merecido reconhecimento em países como Estados Unidos, Canadá, India, Portugal.

Esta semana virou polêmica a atitude do atual prefeito Dória com seu projeto “Cidade Linda”. O cara tomou pedrada de tudo que é lado com a decisão de acabar com a pichação, mas o problema é definir – para os cabeça de bagre que estão com a pistola de cimento em mãos – o que é arte grafitada e o que é picho!

arte-e-vandalismo

Para mim é evidente a diferença e é possível senti-la. Se você olha para um mural, painel representado por um artista que usa o grafite como linguagem, o resultado é um “pusta sorriso” seguido de um “que lesgal, que bascana isso” !!! A diferença para o PICHO também fica evidente e também dá para sentir: suas sobrancelhas franzem o centro para baixo seguido de um “puta que pariu, que merda! Queria ver o cara que fez isso engolir a latinha de spray!”. To errado?screen-shot-2017-01-26-at-6-33-07-pm

Encontrei este significado para o verbo PICHAR, porém, que nome damos para algo indecifrável – ou cifrável para tribos urbanas – cujo único objetivo é disputar o “pico” mais difícil para espirrar tinta em forma de…em forma de…me ajuda aeee! Que nome dou àqueles… símbolos? Que merda é aquilo? Alguém pode me ajudar?

 

Bom, na tentativa de encontrar algo a respeito que pudesse clarear meu conhecimento, fiz uma pequena pesquisa e encontrei um artigo que mensura o significado oculto das pichações – http://www.fatosdesconhecidos.com.br/conheca-o-significado-oculto-nas-pichacoes-feitas-em-muros/ – Faz sentido, mas não tenho como afirmar ser verdadeiro.

Uma característica que diferencia um Pichador de um Grafiteiro – ou de um ser humano bípede pensante – pode ser percebida neste comentário de um pós graduado nesta tipografia:

screen-shot-2017-01-26-at-6-54-42-pm

Impossível confundir um artista de um ser que tem o “célebro” amarrado a uma lata de tinta spray, que desconhecem o alfabeto, mas perdem tempo em criar o próprio.

pixo11

Sou a favor de qualquer tipo de manifestação sadia que não traga prejuízo a ninguém e que respeita o espaço público, que como o próprio nome diz, é público, ou seja, não lhe pertence.

 

 

Aqui deixo uma pequena prévia do que considero uma verdadeira expressão artística que interage com a paisagem urbana de forma alegre, inteligente, expressiva e ainda dá cor a vida cinza da cidade.

 

 

Qualificando idiotas???

Muito se fala em treinamento pessoal e seus diversos caminhos para qualificação profissional, mas tenho plena convicção que devemos inicialmente nos atentar para o “Comportamento Individual”. hyenas-hyenas-from-lion-king-20629105-900-453

Isso mesmo! Comportamento Individual! Como o indivíduo se comporta, suas características pessoais, humor, grosseiro no trato com as pessoas, teimoso, não respeita opiniões divergentes ou pior, nem as escuta, incapacidade de compartilhamento do conhecimento adquirido, dono da verdade, não aceita críticas, enfim, um quadrúpede.

Qn-escrit-large570uantas vezes você já se deparou com um profissional extremamente técnico e capacitado, mas de impossível relacionamento devido às suas características de mula. Com todo respeito as mulas reais.

 

homer-simpson

Conscientes ou não, sinto que todos damos preferencia por conviver ao lado de pessoas legais, divertidas, bem humoradas, que não permitem que problemas pessoais afetem no seu rendimento profissional e principalmente seja externado em forma de coices direcionados a revelia.

Em meu caso, como contratante, dou sempre preferência para convocar pessoas de alto astral, nem sempre com alto conhecimento técnico, mas que somada a uma boa equipe, possui a humildade e predisposição para aprender e suprir todas as suas carências profissionais e atende a necessidade sem gerar estresse ao grupo.

Um bom profissional e boa pessoa, é uma arma fortíssima para garantir um ótimo resultado na entrega do seu produto.

Vou citar um exemplo do qual sou testemunha. Anos atrás um grande amigo e excelente profissional que atua como diretor de fotografia e é empresário dono de produtora audiovisual, reconheceu no vigia noturno uma simpatia, bom humor, bondade e caráter raro de encontrar. Lhe ofereceu um emprego para ganhar a mesma coisa, só que em horário diurno, dando a oportunidade para aprender uma profissão e ainda lhe permitir conviver mais com sua família. Seria assistente de câmera. Pra resumir, hoje ele se transformou em um ótimo cinegrafista com fortes noções de fotografia e habilitado para assumir Jobs de alto nível técnico. Evoluiu profissionalmente, comprou sua casa e seu carrinho e hoje transmite seu aprendizado ao filho mais velho com a mesma disposição e cuidado que lhe foi ensinado.ser-feliz-na-vida-profissional-e-pessoal-artigo

Esta foi uma das experiências que me deram a convicção de que é possível transformar pessoas! Gente que valha a pena. Que vibre na frequência do bem. Pessoas sem extrema qualidade técnica, mas de caráter de alto nível com pré-disposição para o aprendizado, podem até demandar um pouco mais de tempo de preparação, mas para o futuro projetamos uma sociedade mais positiva e colaborativa e que tenha prazer em fortalecer os laços de afinidades.

Também é correto afirmar que quando estas pessoas evoluem profissionalmente, criam asas e partem para voôs solo. Nos deixam em busca de melhores oportunidades, mas saem como grandes amigos, às vezes até concorrentes,  mas certamente espalharão a mesma semente do bem por aí. Isso pra mim é verdade absoluta e um dos principais motivos de nossa existência.feliz-no-trabalho

Esta é minha filosofia de trabalho e de vida que tenho o maior prazer de implementar nas empresas em que sou chamado para criar projetos de comunicação que auxiliem no desenvolvimento pessoal com reflexo para melhoria dos grupos de trabalho.

Ninguém faz sucesso sozinho e cá entre nós, celebrar a vitória com todo um time é muito mais legal!

Reitero, capacitar ou qualificar pessoas cujo comportamento é inadequado ou duvidoso é como dar pérolas a porcos.

Primeiro devemos pensar em quem somos. Nos reconhecer e nos aceitar. Trabalhar para melhorar nossos pontos negativos e só assim estaremos prontos para crescer e evoluir.

Tudo é questão de BOM SENSO!

260995-blackangelAos 54 posso me dar ao luxo de filtrar com quem quero estar e conviver nesta minha passagem pela terra e mandar os mal humorados e prepotentes pro inferno (sendo educado). Isso significa que se você se encaixa em alguma característica relacionada ao perfil dos “quadrúpedes”, por favor não me procure, mas se fizer parte do time do bom humor, com prazer em ajudar, faço questão de embarcar com você no Trem da alegria rumo ao País das Maravilhas. (rs)

 

 

GENTILEZA NÃO TEM CUSTO

Esta é uma frase tatuada em mim. Nem me lembro se fui eu quem a criou, mas ela faz parte do meu DNA.

gentileza_gera_gentileza-500x384

Apesar de ser algo bacana, existem momentos que sou atacado pela minha obstinação em conviver SEMPRE de forma gentil. A falta de cuidado ao se expressar, onde pessoas ignoram o “por favor”, “com licença”, “por gentileza” e demais outras formas gentis de comunicação – que são capazes de receber em troca sorrisos carinhosos e verdadeiros – me incomoda e muito.

imgres

Quando posteriormente percebe que errou ou que cometeu algum equívoco que possa ter magoado alguém, você usualmente pede desculpas ou seu orgulho é maior que o seu BOM SENSO?

Será que é tão difícil adotar isso como um cartão de visitas, capaz de transformar um ambiente, onde tudo fica agradável, leve e cheiroso aos olhos de quem não vê e talvez jamais verá?

Será que quando alguém aciona o pisca do seu veículo entenderemos como “preciso entrar” ao invés de interpretarmos como “quero roubar seu espaço” !

faixa-pedestre-101Será que não basta pisar ao lado da faixa de pedestres para sentir que a pessoa precisa atravessar a rua ao invés de acelerar e fingir que não a viu?

Será que a vaga reservada para idosos e deficientes serão um dia respeitadas pelos “só um pouquinho” ?

 

Será que um dia jovens saudáveis deixarão de fingir que estão dormindo para ceder sua cadeira a um idoso?7-11

Será que as pessoas um dia deixarão de dar indiretas ríspidas ao invés de questionarem gentilmente sem segundas intenções?

Será que é tão difícil olhar para o lado e perceber que todos somos diferentes e assim compreender que pensar, agir e ver o mundo por outro ângulo não o transforma em seu oponente, mas simplesmente entender que independente do caminho, o resultado será o mesmo! O seu jeito, não é o único jeito. O seu caminho não é o único. Aceite e respeite isso. Compreensão é uma forma de gentileza, sabia?camiseta-egoist

Será que estou ficando velho ou com síndrome de Alice que acredita que um dia viveremos no país das maravilhas?

Pra mim, acho que não dará tempo, mas se começarmos a olhar para as pessoas com carinho ao invés de olhar somente para o próprio umbigo, quem sabe nossos netos viverão em um mundinho melhor que esse aqui.tirinha-olhar-pro-proprio-umbigo