Muito se fala em treinamento pessoal e seus diversos caminhos para qualificação profissional, mas tenho plena convicção que devemos inicialmente nos atentar para o “Comportamento Individual”. 
Isso mesmo! Comportamento Individual! Como o indivíduo se comporta, suas características pessoais, humor, grosseiro no trato com as pessoas, teimoso, não respeita opiniões divergentes ou pior, nem as escuta, incapacidade de compartilhamento do conhecimento adquirido, dono da verdade, não aceita críticas, enfim, um quadrúpede.
Q
uantas vezes você já se deparou com um profissional extremamente técnico e capacitado, mas de impossível relacionamento devido às suas características de mula. Com todo respeito as mulas reais.

Conscientes ou não, sinto que todos damos preferencia por conviver ao lado de pessoas legais, divertidas, bem humoradas, que não permitem que problemas pessoais afetem no seu rendimento profissional e principalmente seja externado em forma de coices direcionados a revelia.
Em meu caso, como contratante, dou sempre preferência para convocar pessoas de alto astral, nem sempre com alto conhecimento técnico, mas que somada a uma boa equipe, possui a humildade e predisposição para aprender e suprir todas as suas carências profissionais e atende a necessidade sem gerar estresse ao grupo.
Um bom profissional e boa pessoa, é uma arma fortíssima para garantir um ótimo resultado na entrega do seu produto.
Vou citar um exemplo do qual sou testemunha. Anos atrás um grande amigo e excelente profissional que atua como diretor de fotografia e é empresário dono de produtora audiovisual, reconheceu no vigia noturno uma simpatia, bom humor, bondade e caráter raro de encontrar. Lhe ofereceu um emprego para ganhar a mesma coisa, só que em horário diurno, dando a oportunidade para aprender uma profissão e ainda lhe permitir conviver mais com sua família. Seria assistente de câmera. Pra resumir, hoje ele se transformou em um ótimo cinegrafista com fortes noções de fotografia e habilitado para assumir Jobs de alto nível técnico. Evoluiu profissionalmente, comprou sua casa e seu carrinho e hoje transmite seu aprendizado ao filho mais velho com a mesma disposição e cuidado que lhe foi ensinado.
Esta foi uma das experiências que me deram a convicção de que é possível transformar pessoas! Gente que valha a pena. Que vibre na frequência do bem. Pessoas sem extrema qualidade técnica, mas de caráter de alto nível com pré-disposição para o aprendizado, podem até demandar um pouco mais de tempo de preparação, mas para o futuro projetamos uma sociedade mais positiva e colaborativa e que tenha prazer em fortalecer os laços de afinidades.
Também é correto afirmar que quando estas pessoas evoluem profissionalmente, criam asas e partem para voôs solo. Nos deixam em busca de melhores oportunidades, mas saem como grandes amigos, às vezes até concorrentes, mas certamente espalharão a mesma semente do bem por aí. Isso pra mim é verdade absoluta e um dos principais motivos de nossa existência.
Esta é minha filosofia de trabalho e de vida que tenho o maior prazer de implementar nas empresas em que sou chamado para criar projetos de comunicação que auxiliem no desenvolvimento pessoal com reflexo para melhoria dos grupos de trabalho.
Ninguém faz sucesso sozinho e cá entre nós, celebrar a vitória com todo um time é muito mais legal!
Reitero, capacitar ou qualificar pessoas cujo comportamento é inadequado ou duvidoso é como dar pérolas a porcos.
Primeiro devemos pensar em quem somos. Nos reconhecer e nos aceitar. Trabalhar para melhorar nossos pontos negativos e só assim estaremos prontos para crescer e evoluir.
Tudo é questão de BOM SENSO!
Aos 54 posso me dar ao luxo de filtrar com quem quero estar e conviver nesta minha passagem pela terra e mandar os mal humorados e prepotentes pro inferno (sendo educado). Isso significa que se você se encaixa em alguma característica relacionada ao perfil dos “quadrúpedes”, por favor não me procure, mas se fizer parte do time do bom humor, com prazer em ajudar, faço questão de embarcar com você no Trem da alegria rumo ao País das Maravilhas. (rs)