A ARTE DO QI

O comportamento profissional natural é corporativista. Isso é fato. No momento da indicação para um cargo – ou para uma prestação de serviços – a primeira lista de profissionais que é checada é a dos Brothers.

Por falar em Brothers, alguém acredita que fazem seleção para o BBB? Sim fazem, mas uma seleção entre os indicados. Brother é brother. (rs)

patrao_empregado

Independente da área de atuação ou do setor da economia é assim que é. Eu faço isso e provavelmente se você tiver a oportunidade também o fará . Se você possui um amigo qualificado e competente, a preferência é dele e ponto final.

Na indústria da televisão, por se tratar de um tema de interesse da maioria das pessoas, isso fica mais evidente. Atualmente as oportunidades são abertas na primeira escala para filhos, sobrinhos, netos, enteados, namoradas, namorados, esposas, amantes, etc…, indicados pelos profissionais envolvidos diretamente no processo de produção ou do andar de cima, no Olimpo. Basta analisar os créditos das obras para ver muitos sobrenomes conhecidos. Alguns para fugir desta classificação de indicado e evitar olhares incriminadores , mudam o real sobrenome e apresentam algo mais “artístico”.

Um exemplo do cinema internacional é NICOLAS KIM COPPOLA, mais conhecido como NICOLAS CAGE. Seu nome artístico foi retirado do personagem de histórias em quadrinhos LUKE CAGE, do qual era fã. Cage é sobrinho do diretor FRANCIS FORD COPPOLA, sendo assim primo da cineasta SOFIA COPPOLA. Quanto a competência dele como ator, cabe à você dar seu parecer. Eu não gosto. Atualmente só muda a peruca.

img-534177-patricia-abravanel-com-a-familia20130805151375726171Silvio Santos, o SBT man: os membros da família Abravanel devem ter infernizado o homem do baú até – literalmente – ganharem seus programetes – traço zero de audiência – na emissora de TV do papis, se meterem a dramaturgos “escrevendo” novelas para o maridão – que pagou um “consultor”autor de verdade e remunerado para presentear o crédito da obra- e diretores da empresa de cosméticos da família. Claro que só fazem espuma, e que esses mimos recebidos foram designados para permitir que o SS descanse e consiga dormir para tocar seus negócios. Na rtemagicc_tiago_abravane-jpgminha opinião, o único talentoso da família SBT é o neto Tiago Abravanel – cujo talento independe do sobrenome – que preferiu passar longe dos favores do avô e faz sucesso nos palcos e no canal de tv concorrente da família.

 

 

Na maioria dos casos de indicação, envolve uma batalha pessoal do indicadão para provar que tem talento para o cargo e que não está lá pelo grau de parentesco com algum pintudo manda chuva. Também não quer dizer que os caras sejam incompetentes, mas certamente existem profissionais mais qualificados que na ausência deste privilégio ficarão de fora capinando os palcos da cidade e pagando suas contas trabalhando como garçons performáticos ou fazendo telegrama animado. Triste.

foradapanelaNos setores da indústria tradicional e comércio, o departamento de RH existe e é sério, mas qualquer estudo de comportamento – ou se tiver coragem para assumir isso como verdade – demonstra ser impossível evitar alertas vindos do Olimpo – de forma subliminar – para determinados entrevistados. Dependendo do QI – “quem indica”- , acredito que passa pela cabeça do encarregado que talvez a não contratação do indicadão feita por Deus” coloque em risco o emprego do entrevistador. Muitos executivos, para não dar bandeira, trocam chumbo indicando seus cupinchas para outros Brothers executivos que comandam outras empresas. Resumindo: Emprega o meu aí que eu emprego o seu aqui.

O lado bom neste esquema – que é bom quando você é integrado aos principais ingredientes da grande receita despejada no mesmo panelão – é pfuncionario-chefe-profissional-medo-1408995112981_956x500oder trabalhar ao lado de pessoas que te fazem bem de alguma forma e ainda conseguir evoluir profissionalmente. É extremamente prazeroso estar entre seus pares e respectivas afinidades. Tudo flui bem dentro de um ambiente agradável! Trabalhar ao lado de uma pessoa querida e ainda competente vale muito mais do que estar ao lado de um super-profissional extremamente qualificado, mas idiota.

Já somos punidos diariamente com fatos que não podemos evitar, portanto qual o problema em criar atalhos para os nossos queridinhos? Talvez não devêssemos ser assim, mas quem pode condenar?

OPI-002.eps

Por mais que fale 4 idiomas, tenha bacharelado, MBA e o escambal à parte, no momento da decisão o que mais pesará é a brodagem! É claro que você precisa ter competência técnica…a não ser que a indicação seja política.

 

 

Fazendo um comparativo: 2 arquitetos sendo 1 filho de um casal classe AAA e outro mais humildão. Analisando o nível social de relacionamento, quem você acredita que terá oportunidades com melhores indicações para projetar grandes obras e quem viverá de reformas, decoração e demais pequenos empreendimentos? Advinha?

1123

Olha querido, a vaga foi preenchida pelo sr. Amigoslau! Se surgir outra vaga…

Entendeu?

Não estou dizendo que você deva sair por aí puxando o saco de todo mundo, pois a bajulação é a pior merdalha que existe. Falsidade queima na largada e pode ser percebida até debaixo de lava vulcânica. São afinidades que levam a amizade e que geram a brodagem. Ela existe e o processo é natural mermão! Isso não se cria. Ligue o radar e use do BOM SENSO. Não desperdice oportunidades, mas seja verdadeiro sempre para construir o seu universo e se beneficiar dele quando necessário. Seu ambiente natural pode ser distante do universo profissional desejado por você, mas verifique se o amigo do amigo do amigo não pode te ajudar! Tudo no seu tempo.

Pessoal! Só reclama que está fora da panelinha, pois se você vier a fazer parte da bagaça, ficará quietinho e muito feliz!panela-de-pessoas

Escrevo tudo isso porque estou fora da panela e ainda faço parte do grupo de garimpeiros que busca fazer parte deste núcleo de autoajuda.

Como diz Antoine de Saint-Exupéry em seu clássico livro “O pequeno príncipe”: ENSINAMOS MELHOR O QUE MAIS PRECISAMOS APRENDER. Olha eu aí! (rs)

Na publicidade – que anda capenga no Off Line, mais assustada que barata em baile de carnaval – trabalho para conseguir me apresentar como possível fornecedor de produção de conteúdo audiovisual, mas mesmo com bom portfólio e estrutura, conseguir acesso a diretores de criação e mídia (quem realmente decide ) é uma tarefa titânica, pois sem a brodagem precisamos enfrentar os filtros (subordinados) que muitas vezes nos recebem pela política da boa vizinhança!

Meus Brothers dizem que sou um pusta cara lesgal, mas nenhum compartilha do mesmo interesse profissional! Meu pai era comerciante no setor de autopeças! E escolhi artes e entretenimento??? MIFU! Que pusta méida! (Rs)

 De qualquer forma estou seguindo meu conselho e catucando os amigos dos amigos dos amigos pra subir os degraus na direção do Olimpo.

3f4583251290c44354972bb2a26c0182

Hay que endurecerse pero sin perder la ternura jamás! – Ui !

Deixe um comentário