O TIK TOK E O NOVO RETRATO DO INFERNO

TIK TOK TIK TOK TIK TOK TIK TOK TOK TOK TIK TOK TIK TOK TOK TIK TOK TIK TOK TIK TOK TIK TOK TOK TOK

Reconheço que as gerações mudam e as nossas vidas passam por uma turbulenta revolução tecnológica que nos permite acessar um universo de conhecimento com apenas um dispositivo em mãos e, com eles surgiram uma enxurrada de startups ofertando plataformas de serviços que facilitam nossa vidas, o que é maravilhoso! Porém, alguém sabe me dizer para que serve este tal TIK TOK além de extrair o lado ridículo do ser humano? Dancinhas, coreografias, dublagem de musicas ou diálogos conhecidos de filmes para expor as pessoas ao topo da irrelevância e de quebra capturar dados?

Bom, ciente de não pertencer ao público alvo e colocando aparte o meu lado ranzinza, todos possuímos o poder da escolha para fazer o que quisermos e assumir vergonhas futuras que certamente virão, mas quando surge algo que invade sua vida com uma publicidade de tortura invasiva que sem pedir permissão se camufla para se instalar em seu celular, é demais!

No último domingo, logo após me deitar e preparar a carcaça para mais uma semana de batalha, autorizei uma atualização do sistema androide do meu celular e peguei no sono. Pela manhã, após acordar meu celular para ler as notícias durante o café fui surpreendido ao ver dois aplicativos instalados sem minha solicitação: Sansung itaú card e advinhem, TIK TOK !

Como se já não bastasse ver este aplicativo me perseguindo a cada segundo por onde direciono meus interesses no digital, estes bandidos agora invadem meu celular sem autorização??  Na era digital viramos números, algoritmos perseguidos para nos transformar em dados que serão negociados a valores estratosféricos.

Enquanto as pessoas se submetem a se expor ao ridículo em troca de curtidas vazias que flutuam no universo do absurdo Tik Tokiano para fazer Freud se remoer no túmulo, a busca incessante pela fama e enriquecimento repentino no digital parece uma doença pré existente desta nova geração, talvez algo que apareça em breve no preenchimento dos cadastros das operadoras de plano de saúde: Você sonha em ser influenciador? Em caso positivo custos adicionais de terapia serão implementados.

A palavra influenciador rola na boca dos adolescentes feito charuto na boca de bêbado e pelo visto, salvo raras excessões, a maioria não sabe o significado da palavra.

“São uns caras legais que fazem umas paradas da hora!”

Baseado nisso, imaginei abaixo uma conversinha de alto nível de desentendimento entre a ficção e a realidade.

Provável diálogo de um ser humano inconformado como eu com o adolescente prodígio residente em vênus:

O que você quer ser quando crescer?

R: Famoso!

Mas vai estudar para qual profissão?

R: Isso não importa. Preciso descobrir uma forma de ser famoso, ter milhões de seguidores nas redes sociais e ficar milionário!

Como não importa? Se você quer ser famoso precisa ter talento pra alguma coisa, precisa buscar conhecimento e estudar muito pra ter credibilidade pra falar sobre determinado assunto com propriedade e assim conquistar um público relevante! Não é isso?

R: O que você acha de eu gravar uns vídeos dançando e fazendo umas coreografias no tik tok?

Acho que devia se internar.

R: Já sei! Vou seguir carreira musical!

Vai fazer universidade de música! Legal!

R: Vou virar funkeiro!

Se quiser anotar uns palavrões pra começar a compor estou com alguns na ponta da língua. Vou comprar um pinico pra te inspirar.

O TIK TOK E O NOVO RETRATO DO INFERNO