Sabemos que a elaboração de um orçamento para a produção de um material audiovisual é necessário um briefing detalhado para levantar custos que envolvem a pré-produção, produção e pós produção. E que dentro de uma matemática existente no universo da obviedade, a localização, ou localizações solicitadas para gravações geram custos de logística envolvendo número de diárias com a equipe, locação de van, combustível, pedágios, alimentação e hospedagem. Valores que não vão para o bolso do produtor. São custos detalhados e repassados para o cliente.
Apesar de parecer lógico, não se pode negligenciar a ignorância ou falta de bom senso de algumas pessoas.
Segue então, mais um momento vivido anos atrás que hoje recordei e resolvi compartilhar:
Quando sou indicado e recebo um contato de um novo cliente solicitando orçamento para uma produção, faço algumas perguntas que irão balisar a proposta criativa quando percebo estar falando com alguém virgem no quesito produção audiovisual.
Em meu questionário descobri que o contato telefônico gostaria de fazer seu primeiro vídeo institucional e que gostaria de ver captadas imagens de suas quatro unidades fabris espalhadas em pontos distantes dentro do Estado de São Paulo.
Perguntei se havia uma estimativa de valor que estava disposto a investir neste trabalho. Ele disse que não, mas que gostaria que eu orçasse o que tinha de melhor, afinal este material seria o cartão de visitas da sua empresa. OK!
Após horas de dedicação levantando custos de logística e demais valores de produção cheguei em um número X.
Formalizei por email e minutos depois recebo um telefonema?
- Você está louco? X Mil reais? Impossível! Eu tenho 3 mil e quinhentos reais pra investir!
Respirei fundo e educadamente respondi:
- Você lembra que a primeira pergunta que fiz à você foi se teria algum valor estimado para investir neste audiovisual e que você me respondeu que não, mas gostaria que eu orçasse o que tem de melhor porque seria seu cartão de visitas? Se você parar para pensar, vai perceber que somente os custos de logística com uma equipe de filmagem viajando por uma semana percorrendo pontos distantes no Estado de São Paulo corresponde a quatro vezes o valor sonhado por você! Se tivesse me dito que pretendia investir este valor, de cara teria dito que não eramos os profissionais que estava procurando, sem tomar o seu tempo e sem perder o meu.
- RESPOSTA DO CIDADÃO: O que eu posso fazer com 3 mil e quinhentos reais?
- MINHA RESPOSTA: Faz um miojo.