AS ESTRATÉGIAS DE CONSUMO QUE ESTÃO ACABANDO COM O PLANETA

Recentemente senti um desconforto quando precisei comprar uma resistência de um chuveiro elétrico e me deparei com um valor que correspondia a ¼ de um chuveiro novo.

Inconformado, comecei a refletir sobre o comportamento das empresas que estrategicamente fabricam seus produtos com peças essenciais projetadas para ter pouca durabilidade, aumentar o consumo e gerar alta lucratividade na venda de seus componentes.

Não é preciso exercitar seu cérebro para saber que uma resistência fabricada em plástico injetado com 3 molas vendida em média a 45 reais a unidade possui uma margem de lucro astronômica.

Hoje você compra uma impressora por menos de 800 reais, mas quando precisar substituir os cartuchos de tinta, toma uma bordoada de 225 reais no meio dos rins. Uma bordoada contínua.

O mercado automobilístico também atua forte neste compromisso. Os carros mal saem de fábrica e pouco tempo depois as lâmpadas começam a queimar.

Assistindo ao documentário A CONSPIRAÇÃO CONSUMISTA (indico), o filme revela, entre outros temas, em meados dos anos 1920, a criação de um cartel que reunia os grandes fabricantes de lâmpadas do planeta (chamado de PHOEBUS) decidindo diminuir o tempo de vida de seus produtos para aumentar o consumo e consequentemente seus lucros.

A sacanagem…ops, a estratégia comercial, é generalizada em diversos outros produtos eletrodomésticos e eletrônicos fabricados para não serem consertados e sim, substituídos.

Produtos que duravam uma vida, hoje tem data de validade programada.

O documentário aborda as sacanagens…ops…estratégias de consumo e a criação de dispositivos mentais que induzem o consumidor a comprar, comprar e comprar sem precisar, gerando um volume de desperdício visível em toneladas de lixo tóxico espalhadas pelo planeta, indicado como forte responsável pelo crescimento de doenças letais, como câncer, por exemplo.

Aborda também a mentira sobre as embalagens recicláveis (que não são recicláveis) – estampadas em rótulos com iconografias camufladas – e responsáveis pela degradação do meio ambiente e alterações climáticas, muitas vezes despejadas nos oceanos e virando alimentação de peixes que chegam as nossas mesas. Peixe sabor plástico biodesagradável.

A indústria da moda, antes com duas etapas de lançamento, primavera-verão e outono-inverno, agora nos traz a FAST FASHION, um modelo de negócio que se concentra na produção de peças de vestuário em grandes quantidades e o mais rápido possível, em resposta às tendências atuais…aliás criam tendências baseadas sabe lá Deus como, e uma manada imbecilóide segue comprando camisas verdes com bolinhas vermelhas sem o bom senso para descobrir que o transformam em adereço de natal prontos para o próximo desfile de carnaval.

Quem ainda não assistiu, assista A CONSPIRAÇÃO CONSUMISTA, disponível da NETFLIX. Vale a pena a reflexão. Não fique frustrado em se ver no filme, só mude seu comportamento.

https://www.netflix.com/br/title/81554996

Deixe um comentário